Voltar

AMP aprova plano metropolitano para otimizar uso da água
AMP aprova plano metropolitano para otimizar uso da água
2022

/

07

/

11

O Conselho Metropolitano do Porto aprovou esta sexta-feira, dia 8 de julho, o Plano Metropolitano para a Poupança de Água, com o objetivo de melhorar e racionalizar uso da água, agindo de forma preventiva no combate à escassez deste recurso.

O Plano Metropolitano para a Poupança da Água resulta duma candidatura apresentada junto da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que irá financiar com cerca de 580 mil euros, de uma verba de cinco milhões de euros prevista no Fundo Ambiental, cabendo a cada município uma comparticipação de 5 mil euros, perfazendo a verbal total do projeto, 665 mil euros. A Área Metropolitana do Porto (AMP) foi o único organismo intermunicipal a beneficiar desta candidatura.

A consciencialização para o bom uso da água em espaço privado e no domínio público requer um trabalho de antecipação dos problemas e apesar da AMP ainda não estar confrontada com os efeitos da falta de água é fundamental desenvolver um trabalho que aponte as melhores ações para esta problemática.

No âmbito deste plano, além de ações de sensibilização junto das populações e escolas, está também previsto a implementação de um projeto-piloto de rega sustentável e automática com medidor de humidade, assim como a criação de um manual técnico de boas práticas com metodologia comum aos 17 municípios da AMP, mas adaptável à realidade de cada um.


Na reunião desta manhã o presidente do Conselho Metropolitano, Eduardo Vítor Rodrigues, informou os autarcas da reunião com a ARS-Norte para debater a temática da vacinação contra a Covid-19. Alertou que cabe ao Ministério da Saúde encontrar soluções e que muitas autarquias não têm capacidade financeira para continuar a manter a logística dos centros de vacinação, considerando muito difícil para os municípios suportarem novas campanhas de vacinação contra a Covid-19. Salvaguardou, no entanto, que caberá a cada autarquia tomar uma posição perante esta matéria de acordo com a realidade dos seus territórios.

O Conselho Metropolitano foi ainda informado, que no âmbito do Despacho n.º 3143-B/2022, de 11 de março, que aprova o orçamento do Fundo Ambiental para o ano de 2022, irão ser abertos avisos para candidaturas dos municípios a apoios à implementação de projetos de recolha seletiva (biorresíduos).

Nesta reunião foi indicada a Secretaria Metropolitana, Ana Amorim, para representante da AMP na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.

O Presidente do Conselho Metropolitano transmitiu ainda que foi notificado a apresentar-se em tribunal para ser ouvido no âmbito do pedido de levantamento do efeito suspensivo da impugnação do concurso público para aquisição de transporte rodoviário.

No final da reunião foi feito o ponto de situação do PDCT AMP 2020 (Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial) que continua com uma evolução positiva, sendo, no entanto, necessária uma maior agilidade nos procedimentos.

Ver Arquivo

Partilhar 

notícia

amp.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile