Voltar

AMP e APA assinam Plano Metropolitano para a Poupança da Água
AMP e APA assinam Plano Metropolitano para a Poupança da Água
2022

/

07

/

21

A Área Metropolitana do Porto (AMP) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) assinaram a 19 de julho de 2022 o protocolo de colaboração técnica e financeira para ações de sensibilização para uma utilização eficiente e racional da água.


Na cerimónia estiveram presentes o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, o vice-presidente do conselho diretivo da APA, José Pimenta Machado, assim como os presidentes dos municípios da Área Metropolitana do Porto, o presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, assim como os representantes das empresas da região de sistemas de abastecimento de água.


O ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, acredita que será possível replicar no resto do país os projetos-piloto de rega sustentável e o manual de boas práticas que a AMP vai desenvolver nos 17 municípios, uma vez que cada vez mais é necessário pensar em “usar a água de forma racional para termos a garantia que não nos falta”.

O vice-presidente do conselho diretivo da APA, José Pimenta Machado, fez a apresentação do Plano Metropolitano para a Poupança de Água, destacando a importância das ações preventivas da AMP, uma vez que esta é a segunda região do país que mais água consome.


O Plano Metropolitano para a Poupança de Água tem como objetivo melhorar e racionalizar uso da água, através da prossecução de ações de sensibilização para a adoção de comportamentos de poupança e valorização da água com vista ao seu uso eficiente e sustentável agindo de forma preventiva no combate à escassez deste recurso.

Para o presidente do Conselho Metropolitano do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues, este plano metropolitano representa um “pontapé de saída” para regular o uso dos recursos hídricos, uma vez que apesar de não resolver todos os problemas, irá atuar na base, estimulando mudanças comportamentais para um problema com uma escala macro e que necessita de estratégias de médio e longo prazo.


O Plano Metropolitano para a Poupança da Água resulta duma candidatura apresentada junto da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que irá financiar com cerca de 560 mil euros, de uma verba de cinco milhões de euros prevista no Fundo Ambiental, cabendo a cada município uma comparticipação de 5 mil euros. A Área Metropolitana do Porto (AMP) foi o único organismo intermunicipal a apresentar esta candidatura.


No âmbito deste plano, além de ações de sensibilização junto das populações e escolas, está também previsto a implementação de um projeto-piloto de rega sustentável e automática com medidor de humidade, assim como a criação de um manual técnico de boas práticas com metodologia comum aos 17 municípios da AMP, mas adaptável à realidade de cada um.

Ver Arquivo

Partilhar 

notícia

amp.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile