Voltar

Área Metropolitana do Porto aprova apoio metropolitano à Candidatura da Associação de Futebol do Porto para a criação da Academia de Futebol da AFP
Área Metropolitana do Porto aprova apoio metropolitano à Candidatura da Associação de Futebol do Porto para a criação da Academia de Futebol da AFP
2024

/

02

/

26

O Conselho Metropolitano do Porto aprovou por unanimidade, o apoio metropolitano (municípios do Distrito do Porto) à Candidatura da Associação de Futebol do Porto para a criação da Academia de Futebol da AFP.


Este investimento, estratégico para as áreas da formação desportiva, consubstancia a necessidade de comparticipação metropolitana, assegurada pelos municípios do distrito do Porto, competindo aos municípios do distrito de Aveiro definir a sua postura em equipamento similar.


Os valores de comparticipação aprovados foram de 750 mil euros pelo município do Porto, concelho onde ficara localizado o equipamento, 500 mil euros pelos municípios de Gondomar, Maia, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, 200 mil euros pelos municípios de Paredes, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa e Vila do Conde, e Valongo não comparticipará com nenhum montante.



Nesta reunião foi feito o ponto de situação sobre os ITI – Redes Urbanas Interregionais do Norte 2030.


As candidaturas a Planos de Ação dos ITI Redes Urbanas (ITI RU) previstas no Programa Regional NORTE 2030 podem ser apresentadas por consórcios de entidades, lideradas por um centro urbano integrado na área Metropolitana do Porto (AMP) ou por um centro urbano regional ou estruturante da Região Norte.


Não sendo possível que cada um dos 17 municípios da AMP possa liderar um ITI RU, pois só é possível na AMP criar 3, foi proposto a indicação de uma cidade líder para cada um dos ITI RU e a participação em cada uma destas redes de outros municípios da AMP em função das suas vocações e especificidades, possibilitando desta forma uma participação mais ativa de todos.


Os ITI Redes Urbanas liderados pela AMP são o ITI RU Digitais, Centros Urbanos Inteligentes, o ITI RU Mobilidade sustentável e neutralidade carbónica, o ITI RU da (nova) Indústria. A AMP participará em todas as redes numa função de acompanhamento, monitorização e articulação com todas as redes.


Na reunião desta sexta-feira, os presidentes mostram a sua preocupação para a execução do Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana do Porto.


Com uma dotação de 121,5 milhões de euros, o plano será implementado, entre 1 de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2025, nos 17 municípios da Área Metropolitana do Porto e as verbas serão investidas em intervenções imateriais (cultura e criatividade; educação; cidadania e empoderamento de comunidades; emprego e economia local; saúde; e dinamização social, por exemplo) e intervenções materiais (regeneração do espaço público).


Na reunião foi ainda feito o ponto de situação referente ao PDCT AMP 2020 (Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial).




Ver Arquivo

Partilhar 

notícia

amp.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile