Back
/
/
A 6ª edição do Fórum de Inovação Social AMP reuniu no dia 28 de outubro, cerca de 400 participantes, na Fundação de Serralves, líderes do setor público a nível da Administração Central e Administração Local, Fundações, Empresas, Investidores e Empreendedores de Impacto.
Ao longo dos últimos 10 anos, a Área Metropolitana do Porto tem celebrado e capitalizado os investimentos e avanços na área da inovação social com a comunidade, sendo este Fórum já considerado uma marca metropolitana que traduz a partilha de conhecimento, a reflexão e, sem dúvida, a mobilização para a ação.
Totalmente dedicado ao tema “2030: Uma agenda de impacto para a próxima década”, este evento teve como mote as grandes agendas mobilizadoras para a próxima década, de forma a transformar Portugal um país de referência no investimento e inovação social a nível global.
Contámos com a presença do Presidente do Conselho Metropolitano do Porto, Eduardo Vitor Rodrigues, do Presidente da CCDRN, António Cunha, do Presidente da Portugal Inovação Social, Filipe Almeida, que colocaram em debate a importância da inovação social enquanto motor de desenvolvimento regional, através da centralidade assumida no âmbito do PRR, assim como na agenda do Portugal 2030.
Com um investimento total de mais de € 8,4M e com 170 projetos de inovação social aprovados no âmbito do Portugal Inovação Social, a Área Metropolitana do Porto reforça a sua aposta nesta agenda e destaca-se a nível nacional como o território de referência com maior % de investimento público, em oito áreas temáticas (inclusão social, educação, emprego, saúde, cidadania e comunidade, inclusão digital, incubadoras de inovação social e justiça).
A presença em palco de 13 projetos, apoiados pela Portugal Inovação Social e implementados no território metropolitano, foram disto exemplo, demonstrando os seus resultados e Impacto na resolução de problemas societais através de respostas diferenciadas e inovadoras.
Contámos ainda com a presença de Luís Jerónimo, Diretor do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Fundação Calouste Gulbenkian, assim como de oradores, em representação de entidades com trabalho reconhecido na área da Inovação Social, Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, Fundação de Serralves, Instituto da Segurança Social-IP, SONAE MC.
Na sessão de encerramento, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, lançou um novo olhar de futuro, onde a inovação social permitirá uma abordagem transversal às várias áreas de intervenção como a ação social, educação, saúde, cidadania, com o foco e orientação para resultados e promoção de uma efetiva inovação.
Para tal, é premente o reforço da coesão territorial, alicerçada em parceiras e estratégias colaborativas, efetivas e eficazes, entre os vários atores, indo ao encontro das recomendações e metas da Agenda para o Impacto 2030.
Este foi, sem dúvida, um momento para reforçar esta rede de parceiros - entidades da economia social, do sector público e do sector privado, empreendedores- na construção de respostas orientadas para o impacto.
Obrigada a todos e a todas por terem marcado presença neste Fórum!
Até 2023!
Deixamos aqui o registo fotográfico do evento.
Fotografias: Fundação de Serralves, Fotografias © nvstudio e Andrea Azevedo, AMP
Archive
Share
news