Voltar
/
/
A Área Metropolitana do Porto (AMP) foi a anfitriã da reunião geral da European Metropolitan Transport Authorities (EMTA), que decorreu entre os dias 9 e 11 de outubro de 2024.
A EMTA é uma rede que integra algumas das principais autoridades de transportes públicos da Europa, com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos, experiências e melhores práticas no planeamento, integração e financiamento dos transportes públicos nas grandes cidades e áreas metropolitanas europeias.
Desde que integrou a EMTA, em 2019, a AMP tem estado ativa na troca de boas práticas, e o acolhimento desta reunião geral foi um marco importante. O evento reuniu os CEO das autoridades de transportes para debater questões críticas da mobilidade urbana, partilhando estratégias e soluções que beneficiam milhões de cidadãos europeus. A reunião incluiu painéis sobre temáticas relevantes, como a eficiência nos contratos de transportes públicos, o lançamento do Barómetro EMTA 2024 e a descarbonização dos serviços de autocarros.
A sessão de abertura contou com palavras de boas-vindas do presidente da EMTA, Katalin Walter, seguidas da apresentação sobre o papel da AMP pela primeira-secretária da comissão executiva, Ariana Pinho, e pelo chefe de divisão da DPGM – Divisão de Planeamento e Gestão da Mobilidade, Jorge Barbeiro. Durante o evento, o foco esteve em temas como a dinamização da agenda de mobilidade urbana, debatida por Françoise Guaspare (Ilha-de-França), e a obtenção de valor através de contratos públicos de transporte, numa mesa-redonda que contou com especialistas de cidades como Estocolmo, Helsínquia e Cracóvia.
No segundo dia, o evento contou com uma sessão de diálogo com a Comissão Europeia, representada por Torsten Klimke, chefe da Unidade de Inovação e Pesquisa da DG MOVE que abordou as prioridades da Comissão para a nova legislatura e as possíveis áreas de cooperação com a EMTA. De seguida, Laurent Probst (IDFM, Paris), Faustino Gomes (TML, Lisboa), e outros especialistas participaram numa mesa-redonda que abordou a temática da melhoria da qualidade e satisfação do cliente através de contratos públicos, destacando a importância de incentivos e penalidades eficazes para o setor.
Outro ponto alto da reunião foi a discussão sobre os novos contratos que descarbonizam os serviços de autocarros, com representantes de Londres, Copenhaga, Amesterdão e Oslo. Este painel abordou as estratégias adotadas para a aquisição de frotas de emissões zero e os desafios financeiros envolvidos na implementação de novas tecnologias no transporte público.
Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer melhor a rede de transportes do Porto através de uma visita técnica à Estação da Trindade e ao Terminal Intermodal de Campanhã.
Ver Arquivo
Partilhar
notícia