Voltar

AMP cria Conselhos Metropolitanos de Vereadores da Saúde e da Juventude
AMP cria Conselhos Metropolitanos de Vereadores da Saúde e da Juventude
2022

/

03

/

29

O Conselho Metropolitano aprovou na passada sexta-feira, 25 de março de 2022,  a criação dos Conselhos Metropolitanos de Vereadores da Saúde e da Juventude. A foi apresentada pela Comissão Executiva da Área Metropolitana do Porto que salientou a importância destas áreas e a importância do desenvolvimento de estratégias comuns aos 17 municípios que promovam melhorias na qualidade de vida dos cidadãos.



Na reunião foi também deliberada a designação do município de Arouca para representante da AMP no Conselho de Fundadores da Fundação de Serralves.

A Comissão Executiva da AMP fez ainda um ponto de situação sobres os trabalhos desenvolvidos até à data Comissão Sub-regional de Gestão Integrada dos Fogos Rurais da Área Metropolitana do Porto. Envolvendo cerca de 50 representantes de várias entidades, esta comissão encontra-se a desenvolver o Programa Sub-regional, a interpretação do projeto da Rede Secundária de Faixas de Gestão de Combustível, bem como a apresentação dos Projetos-Chave para a AMP.

Margarida Belém, presidente do Município de Arouca salientou a importância do estabelecimento de critérios supramunicipais comuns nesta matéria, de forma a terminar com a existência de diferentes realidades dos concelhos.



No seguimento da preocupação dos autarcas com o Concurso Público Internacional para a Aquisição do Serviço Público de Transporte Rodoviário de Passageiros na Área Metropolitana do Porto, que vai substituir as atuais concessões e face às impugnações que deram entrada no Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) do Porto e que levaram à suspensão do mesmo, a Comissão Executiva da AMP esclareceu que seja por via da melhoria da qualidade dos transportes, da diminuição de custos, da melhoria da qualidade dos autocarros ou, principalmente, da melhoria da qualidade de vida das pessoas e do ambiente, irão trabalhar para o levantamento dessa suspensão o mais breve possível, uma vez que o interesse da AMP é que o novo contrato de concessão do transporte público, cuja decisão de adjudicação já foi tomada, rapidamente executado.

Na reunião de sexta-feira foi ainda feito o ponto de situação do PDCT AMP 2020 (Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial).

Ver Arquivo

Partilhar 

notícia

amp.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile