Voltar

AMP recebe Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, para falar sobre capacitação digital dos cidadãos
AMP recebe Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, para falar sobre capacitação digital dos cidadãos
2022

/

07

/

30

O Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, reuniu hoje nas instalações da AMP, no Porto, com os presidentes dos vários municípios que integram a AMP para reforçar a implementação do programa Eu Sou Digital em todo o território nacional.


O Eu Sou Digital, explicou, é “um programa que forma as pessoas para o digital”, executado pelo MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa, “implementado de forma a capacitar com as competências digitais básicas aquela camada da população que não consegue tirar partido dos serviços públicos online e produtos digitais”, referiu Mário Campolargo.

Reforça que a capacitação digital “é um dos fatores essenciais da transição digital de Portugal”, essencial para a competitividade do país e para que cada português e cada portuguesa possa "tratar o digital por tu". Refere que o principal objetivo das várias reuniões que o Governo está a promover com as Áreas Metropolitanas e as Comunidades Intermunicipais é conseguir estabelecer sinergias de forma a garantir que o programa chega a todos os municípios e a todas as pessoas que dele podem beneficiar.

O grupo alvo do programa são pessoas que têm mais de 45 anos que têm interesse em aprender a pesquisar na internet, criar uma conta de e-mail, aceder a serviços públicos online e redes sociais, bem como saber navegar de forma segura. A capacitação da população decorre por intermédio de mentores voluntários que se formam através de uma curta formação ‘online’ acedendo ao site https://www.eusoudigital.pt. Os alunos que queiram beneficiar da formação podem inscrever-se por telefone ou recorrendo a uma pré-inscrição no site.


O Presidente do Conselho Metropolitano, Eduardo Vítor Rodrigues, destacou a importância da vinda do Senhor Secretário de Estado à AMP para vincar o investimento do Governo na formação dos portugueses para o digital, ao longo da vida, que permite que ninguém fique para trás neste processo de transformação digital do país.


Mário Campolargo referiu que para aumentar o número de portugueses que usam a internet e tiram elevado partido dela, é necessário estabelecer “um esforço de mobilização de norte a sul do país”. Os autarcas presentes reiteraram a sua concordância com este desígnio nacional de capacitação da população e mostraram-se empenhados em contribuir para levar o Eu Sou Digital a todos os seus munícipes.

Ver Arquivo

Partilhar 

notícia

amp.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile