Voltar

4253
4263
4266
4268
4294
4327
4346
4357
"YOUTH MONITOR" – Monitor Metropolitano de Políticas Públicas para a Juventude distingue-se a nível nacional e europeu
2025

/

01

/

15

O projeto “Youth Monitor”, desenvolvido pela Área Metropolitana do Porto (AMP), foi distinguido pela Agência Nacional Erasmus+ com o Prémio de Boas Práticas Erasmus+ Juventude e Desporto, na ação de Parcerias de Cooperação, na categoria Transformação Digital.


Este reconhecimento reflete a visão estratégica adotada pela AMP para a área da Juventude no mandato 2021/2025, definida pelo Conselho Metropolitano e impulsionada pelo seu Presidente, Eduardo Vitor Rodrigues. Considerando a Juventude uma dimensão de ação prioritária, a AMP tem liderado a criação de políticas públicas inovadoras e inclusivas, alinhadas com os valores e princípios nacionais e europeus.


Uma estratégia colaborativa e pioneira

Com o objetivo de fomentar o crescimento e a coesão do território metropolitano, a AMP articulou esforços com os 17 municípios que a compõem, promovendo a criação do Conselho Metropolitano de Vereadores/as da Juventude. Este organismo foi apoiado por um Grupo de Trabalho de Técnicos/as da Juventude, que, em estreita colaboração com entidades locais, regionais e nacionais como o IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, CNJ - Conselho Nacional de Juventude, FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis, FAJDP - Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto, FAJDA - Federação das Associações Juvenis do Distrito de Aveiro, FAP - Federação Académica do Porto, Fundação da Juventude e Associação de Profissionais da Juventude, identificou áreas prioritárias de atuação para o território.


Entre as iniciativas desenvolvidas, destacou-se a necessidade de implementar um Monitor Metropolitano de Políticas Públicas de Juventude. Este mecanismo visa apoiar decisões políticas sustentadas, promover a comunicação entre municípios e comunidades, e avaliar o impacto das políticas públicas voltadas para a juventude.


Um projeto internacional de referência

Para concretizar esta visão, a AMP submeteu uma candidatura ao programa Erasmus+, em parceria com a APP Juventude e organizações internacionais, incluindo:

  • Deputación de Barcelona (Espanha)

  • Município de Cinisello Balsamo (Itália)

  • Município de Ramnicu Sarat (Roménia)

  • University for Continuing Education Krems (Áustria).


A proposta foi aprovada no âmbito das “Parcerias de Cooperação – Ação Chave 2”, com um financiamento de 250 mil euros. O projeto, iniciado em setembro de 2023 e com término previsto para setembro de 2025, tem como objetivo criar uma ferramenta inovadora que forneça um retrato abrangente da realidade juvenil no território metropolitano, catalisando a ação dos municípios e promovendo uma abordagem participativa.


Reconhecimento e impacto

O prémio recentemente atribuído pela Agência Nacional Erasmus+ reconhece não apenas o caráter pioneiro do projeto “Youth Monitor”, mas também a metodologia de trabalho colaborativo adotada, que envolve decisores/as políticos, jovens, técnicos/as da juventude e entidades parceiras.


Este galardão reflete o esforço conjunto do Conselho Metropolitano, do Conselho de Vereadores/as da Juventude, dos técnicos/as municipais, e dos jovens do território. Destaca ainda o papel crucial dos parceiros internacionais, em especial da APP Juventude, representada pelo seu Presidente, Hilário Matos.


“Youth Monitor” é, sem dúvida, um exemplo de boas práticas que coloca a AMP na vanguarda das políticas públicas de juventude, tanto a nível nacional como europeu, reafirmando o compromisso com a transformação digital e a construção de um futuro mais inclusivo e participativo para os/as jovens da região.


Ver Arquivo

Partilhar 

notícia

amp.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile