Voltar

Áreas metropolitanas da Europa reúnem-se com o foco nas soluções para mitigar as alterações climáticas
Áreas metropolitanas da Europa reúnem-se com o foco nas soluções para mitigar as alterações climáticas
2023

/

10

/

11

O Conselho Regional Helsínquia-Uusimaa recebeu o fórum anual da Rede Europeia de Autoridades Metropolitanas (EMA) em Helsínquia, que decorreu de 28 a 29 de setembro. O tema central da conferência, realizada no Marina Congress Center, foi a "Mitigação das Alterações Climáticas com Soluções Verdes e Digitais".



Políticos de diferentes cidades e regiões das áreas metropolitanas da Europa reuniram-se para debater sobre soluções estratégicas comuns e propor medidas à futura Comissão Europeia e ao Parlamento Europeu. O objetivo principal foi aproveitar o potencial de inovação das regiões, bem como promover soluções energéticas, economia circular e métodos verdes e digitais como impulsionadores do desenvolvimento europeu.

 


Markku Markkula, Presidente do Conselho Regional Helsínquia-Uusimaa, destacou a importância deste evento: "Agora e nos próximos meses, é um excelente momento para causar impacto na UE, especialmente porque a Finlândia está a fornecer soluções pioneiras exemplares com boa cooperação. Como participantes do Fórum, agora também temos a oportunidade de aprender uns com os outros."

 

Este evento de dois dias reuniu mais de cem decisores das principais áreas metropolitanas da Europa em Helsínquia. O Fórum, lançado em 2015 por Barcelona, tem como objetivo estabelecer um diálogo entre as áreas metropolitanas, as instituições da UE e os governos nacionais. Esta foi a oitava reunião do Fórum.

 

Antes da conferência, os convidados europeus tiveram a oportunidade de conhecer soluções inteligentes em Kalasatama e visitar o centro de eco-indústria de Ämmässuo, a 28 de setembro. Posteriormente, decorreu uma reunião política do Fórum e um jantar de confraternização.

 

Os principais oradores da conferência incluíram o Ministro do Clima e do Ambiente, Kai Mykkänen, o Presidente da Rede EMA, Antonio Balmón, e a Presidente do Conselho Municipal de Helsínquia, Reetta Vanhanen. A região Helsínquia-Uusimaa também foi representada pela nova Presidente Regional, Tuija Telén, que assumirá seu novo cargo em novembro.

 

O Ministro Mykkänen destacou o compromisso inabalável da Finlândia com o desenvolvimento sustentável, incluindo o objetivo ousado de alcançar a neutralidade carbónica até 2035. A Finlândia demonstrou estar comprometida com a Lei Europeia do Clima e o Pacto Ecológico e pretende tornar-se um exemplo global na luta contra as alterações climáticas.

 

A conferência incluiu três painéis de discussão oficiais sobre tópicos comuns às áreas metropolitanas participantes, abordando questões como inovações na mitigação das mudanças climáticas, resolução da escassez de competências na transformação verde e digital, e os pedidos da EMA às instituições europeias e aos Estados-Membro.


 

O Vice-Presidente da Área Metropolitana do Porto (AMP), Jorge Vultos Sequeira, participou no painel de discussão com o tema Vozes Metropolitanas: As Exigências da EMA às Instituições Europeias e aos Estados-Membros - As áreas metropolitanas podem lidar melhor com os desafios específicos da transição ecológica e digital. Portanto, como poderão finalmente envolver-se em todas as políticas e programas europeus?, contribuindo para garantir que as perspetivas e os desafios da região seja considerado nas políticas europeias. Além disso, esta discussão, isso contribui para o diálogo e a cooperação entre diferentes níveis de governo na busca por soluções eficazes para questões globais.

 

A presença da Área Metropolitana do Porto no fórum anual da Rede Europeia de Autoridades Metropolitanas (EMA) tem como principais objetivos uma maior representação da AMP junto das suas congéneres, um maior envolvimento nas políticas e programas europeus, assim como fomentar a cooperação entre as diferentes áreas metropolitanas europeias.

 

No encerramento da conferência, foi adotada uma declaração conjunta que solicita um forte apoio às soluções sustentáveis e inovadoras propostas pelas áreas metropolitanas nas decisões nacionais e da UE. As áreas metropolitanas expressaram o desejo de desempenhar um papel mais ativo na tomada de decisões políticas e na implementação de medidas para enfrentar os desafios climáticos e impulsionar a inovação.



A declaração afirmou: "Estamos prontos para impulsionar a mudança e fornecer soluções para criar um futuro positivo para os cidadãos europeus. Ao comprometermo-nos com os princípios da economia circular, desenvolvendo competências, promovendo a competitividade estratégica e assegurando a transição digital, criaremos uma Europa mais forte."

 

Consulte aqui a EMA 2023 Helsinki Declaration.


Ver Arquivo

Partilhar 

notícia

amp.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile