Voltar
/
/
No dia 13 de janeiro de 2025, às 12h, foi efetuada a assinatura da escritura de constituição da empresa TMP - Transportes Metropolitanos do Porto, EMT,SA, no Auditório da Área Metropolitana do Porto (AMP), cuja constituição se concretizará no próximo dia 17 de janeiro.
Este marco representa um passo significativo na gestão integrada dos transportes coletivos na região, visando reforçar a eficiência, integração e sustentabilidade da mobilidade metropolitana.
A cerimónia contou com a presença dos representantes dos municípios que compõem a AMP, demonstrando o compromisso conjunto em promover uma mobilidade mais acessível e alinhada com as metas ambientais e de desenvolvimento económico da região, assim como do presidente da CP – Comboios de Portugal, Pedro Miguel Moreira, o presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, e a presidente da STCP, Cristina Pimentel.
Marco Martins, atual presidente da Câmara de Gondomar, foi eleito anteriormente por unanimidade pelo Conselho Metropolitano do Porto, para presidir à TMP.
Para o presidente do Conselho Metropolitano do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues, foi hoje fechado um capítulo que constitui um avanço crucial na gestão integrada dos transportes públicos da região, com o objetivo de otimizar a eficiência operacional, promover a integração dos sistemas de transporte e garantir a sustentabilidade da mobilidade numa escala metropolitana.
A TMP terá a sua sede no Porto e integrará as valências do TIP - Transportes Intermodais do Porto, responsável pelo sistema Andante, e exercerá as competências delegadas pela AMP em termos de mobilidade e transportes. O capital social da TMP será de dois milhões de euros, integralmente subscrito pela AMP.
A constituição da TMP implica também a criação de dois órgãos consultivos: o Conselho de Mobilidade Metropolitana e o Conselho Consultivo das Tecnologias para a Mobilidade, que terão como objetivo acompanhar e aconselhar sobre as políticas e tecnologias adotadas para a melhoria contínua dos transportes na região.
Com a formalização da TMP, a Área Metropolitana do Porto dá um passo decisivo na consolidação de um sistema de transportes coletivos mais eficiente e sustentável, respondendo aos desafios atuais e futuros da mobilidade urbana e intermunicipal.
Ver Arquivo
Partilhar
notícia