Voltar

Cor(p)o Metropolitano
MATER 17
Cor(p)o Metropolitano
2022

/

03

/

28

“Foi na comunidade que a nossa história começou. Quando do eu fomos capazes de passar ao nós e lhe demos uma determinada configuração histórica, espiritual e ética”.

(In “O que é amar um país” – O poder da esperança” de José Tolentino de Mendonça)

 

Este projeto da AMP teve a coordenação e gestão do projeto de Mauro Rodrigues e coordenação artística de Sara Yasmine e António Serginho.

Com o olhar debruçado sobre geografias que se tocam e que, juntas, formam a atual Área Metropolitana do Porto, convocámos vozes dos 17 municípios que a constituem, para formar um corpo polifónico que, em conjunto, se propõe a cantar o território a partir do seu património material e imaterial.

Este Cor(p)o Metropolitano apresenta-se como um coro intermunicipal, composto por 17 partes de um todo, capaz de mapear o território e as suas comunidades, numa partilha de pensamento sobre si próprias e sobre os lugares do seu lugar, a partir do trabalho vocal e da prática artística colaborativa.

São 17 performances únicas que contam com a direção coral e artística de uma robusta equipa de músicos, um para cada performance, e que vem acolher a especificidade de cada projeto e a sua relação com o todo, para a construção em rede, deste Cor(p)o Metropolitano.

 

“… Todos os caminhos da serra vão até ao mar! 

 As alminhas já nos ouviram e a prece cumpre-se: a de juntar os 17 alguma vez! “ 

  

É pelas vozes e pelos versos desta Canção que regressa em 2022 o Cor(p)o Metropolitano, um projeto de construção social e cultural associado à prática artística e musical de caráter colaborativo, sob a forma de um coro comunitário da Área Metropolitana do Porto e dos seus 17 municípios, nascido no âmbito do MATER 17 em 2021.

Deixámos-vos com as vozes e os rostos deste nosso Cor(p)o Metropolitano e d'A Canção que convoca todos a juntarem a sua à nossa voz!

O nosso obrigado a todas e a todos que ousaram aceitar este desafio sem precedentes. O caminho prossegue, entre as serras e o mar!

Ver Arquivo

Partilhar 

notícia

amp.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile