Voltar

Conselho Metropolitano contra suspensão de rotas da TAP com origem no Aeroporto Francisco Sá Carneiro
Conselho Metropolitano contra suspensão de rotas da TAP com origem no Aeroporto Francisco Sá Carneiro
2016

/

02

/

02

O Conselho Metropolitano do Porto (CMdP) opôs-se à decisão da TAP de suspender várias rotas internacionais com origem no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e manifestou a sua surpresa pelo facto de não ter sido consultado ou informado previamente da opção da transportadora.

O forte impacto negativo que a suspensão dos voos terá no turismo do Norte e na operação das empresas da região, que têm forte vocação exportadora, estão na base desta posição do CMdP que vai solicitar uma reunião de emergência com a TAP e mobilizar as forças vivas da região contra esta decisão, nomeadamente associações empresariais, o Turismo do Porto e Norte, Conselhos Intermunicipais, entre outras.

Na reunião do CMdP, realizada sexta-feira no Porto, foi ainda decidido solicitar ao Governo a suspensão imediata das taxas relativas ao uso privativo do domínio público rodoviário, cobradas pela Infraestruturas de Portugal, que serão aplicadas a privados, autarquias e empresas pelo uso das Estradas Nacionais e que foram introduzidas pela Portaria n.º 357/2015 de 14 de outubro.

O CMdP vai ainda reunir em breve com a nova administração dos STCP com o objetivo de lhe fazer chegar o enorme e crescente descontentamento das populações sobre os serviços prestados. Há queixas de todos os munícipes. O Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, foi o primeiro a referir-se a estes problemas, sendo, de imediato, secundado pelos responsáveis dos outros municípios presentes servidos pela rede.

Durante a reunião o Presidente do CMdP, Hermínio Loureiro, deu conta das principais conclusões do Conselho de Concertação Territorial, que reuniu no passado dia 11 de janeiro, na sede da AMP, naquela que foi a primeira vez que este órgão se encontrou fora de Lisboa.

O encontro serviu também para a ratificação por unanimidade das propostas de nomeações para os órgãos sociais do Metro do Porto.

Na reunião passada foi ainda acertada a agenda e as prioridades que serão discutidas da Cimeira das Áreas Metropolitanas do Porto e Lisboa, que irá decorrer no próximo dia 17 de fevereiro, em Lisboa.

Ver Arquivo

Partilhar 

notícia

amp.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile