Voltar
/
/
No âmbito da comemoração do Dia Mundial do Consumidor, teve lugar no passado dia 20 de março, no auditório da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, a sessão “Consumidor Sénior - Consumidor Informado” destinada aos seniores de todos os municípios da Área Metropolitana do Porto.
Esta iniciativa foi promovida pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda e pela Direção Geral do Consumidor, em parceria com a Área Metropolitana do Porto, envolvendo cerca de 200 seniores do território metropolitano.
A Presidente da Fundação, Dra. Maria Amélia Cupertino de Miranda, iniciou a sessão dando as boas-vindas a todos os participantes e salientou o trabalho que a Fundação tem vindo a realizar no âmbito da formação de adultos neste domínio.
A presidir a sessão de abertura esteve o Secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Dr. Paulo Ferreira, que, valorizou esta iniciativa, mostrando-se disponível para conhecer e acompanhar o seu desenvolvimento e posteriores resultados no território.
Em representação da Área Metropolitana do Porto, esteve o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, Dr. José Manuel Ribeiro que parabenizou a iniciativa e o modelo participativo adotado na abordagem de um tema tão pertinente e atual. Referiu que o trabalho de capacitação neste domínio é, sem dúvida, uma prioridade da atuação da AMP, promovendo a autonomia, a independência e segurança dos seniores enquanto cidadãos informados e pró-ativos na sociedade.
De seguida, todos os participantes integraram “círculos de conversa”, dinamizados com o apoio da equipa técnica da Direção-Geral do Consumidor, onde analisaram e discutiram os temas alvo de preocupação e interesse, com os quais se deparam no dia-a-dia, nomeadamente a publicidade enganosa, as vendas agressivas, compras por telefone ou fora de estabelecimentos comerciais, a pouca clareza da informação prestada, o aliciamento através de concursos televisivos, o mercado liberalizado da eletricidade, as burlas e esquemas enganosos, fidelizações na contratação de serviços, entre outros.
A sessão contou ainda com as intervenções da Prof.ª Doutora Susana Narciso, representante do Banco de Portugal, relativa ao tema “Gestão da poupança – da conta à ordem aos produtos de aforro”, e da Dr.ª Sónia Santos, da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, sobre “Educação financeira para seniores. Porque é importante?”, apresentando, ainda, as oficinas de capacitação em educação financeira para o público adulto e sénior.
O encerramento da sessão contou com a presença da Dra. Ana Catarina Fonseca e a Dra. Maria Amélia Cupertino de Miranda, que agradeceram a presença de todos nesta sessão em que pela primeira vez que se reuniram representantes de todos os municípios da Área Metropolitana do Porto, para debater temas fundamentais relacionados com os direitos dos consumidores.
Consulte o Guia Prático do Consumidor Idoso em:
Ver Arquivo
Partilhar
notícia